quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Na Lapônia! Rovaniemi! Parte 1 - Chegada

Olás!!!

Bem, nestes próximos posts vou contar sobre a nossa (minha e do Silvio, claro) viagem para a Lapônia.

Primeiro vamos à seção: “Aprendendo geografia com a Paty”

- “Paty, onde fica a Lapônia”?

A Lapônia fica no norte da Escandinávia e abrange quatro países: Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia. Então, é tipo a Amazônia da Escandinávia…Com tanta água quanto, só que na forma de gelo…

A capital dessa província é Rovaniemi, e assim como na Amazônia, tem pouca gente vivendo lá…Em Rovaniemi, umas 50 mil pessoas. Lá existe um povo chamado Sami. Realmente, pelas fotos e informações que tive, não é um povo diferente do resto dos finlandeses: são loiros, branquelos e se botar 10 minutos no sol, ao meio-dia, no Ceará, com protetor fator 50, vira camarão…

Mapa da Lapônia na Finlândia

É uma região muito bonita…E faz muito mais frio que no sul da Finlândia…Sim, é possível…

Mas o fato mais importante é que, na Lapônia finlandesa, em Rovaniemi, fica a residência oficial dele…sim, crianças do mundo…aquele que nunca te deixou na mão, aquele que é esperado ansiosamente todos os anos, aquele que viaja com renas chifrudas, aquele que consegue visitar todos os lares em uma única noite, aquele que passa pela chaminé quando ela existe, aquele que até hoje não sei como entrava em casa…ele, o Bom Velhinho…Papaaaaaaaaiiii Noooooeeeeeel!!!!

E eu me encontrei com ele!!!!!!!! Mas essa história vai ficar pro final! Primeiro vou contar outras aventuras que vivemos por lá!

Primeiro, a chegada. De Helsinki à Rovaniemi são aproximadamente 700km. Não dá uma hora de avião, mas de trem chega a 10 horas. No vôo, é claro, vários estrangeiros indo visitar o Papai Noel. Atrás de nós uma família de portugueses.

Chegamos pouco antes das 14hs e presenciamos um lindo pôr-do-sol! Hããã? Pôr-do-sol? Sim, chegamos no dia 28 de dezembro, neste dia o sol se levantou às 11h06 e se pôs às 13h32…Os dias são curtíssimos, mas em compensação, no verão eles tem o sol da meia-noite! Mesmo antes de descer do avião já dava pra ver que a região era muito bonita, com as árvores branquinhas de neve...E uma linda visão do horizonte.

Eu comprei um pacote por uma agência de turismo da região e o transfer estava incluído (e pago). É muito bom chegar em um lugar desconhecido e ser recebida com uma plaquinha "Mrs. Sasaki" e um motorista particular te esperando!!! Chique no úrtimo!!! Mas dava pra ter saído do aeroporto num táxi normal. Aliás, o aeroporto é uma graça...Só tem uma esteira que fica fora da área de embarque, no hall. Você pega a mala na esteira, anda 5 passos e já tá na porta do aeroporto...Só não ganha do aeroporto de Mucuri, BA (eu até hoje acho que a pessoa que fez meu "check-in" lá era a mesma que guiava o avião no chão com aqueles sinalizadores...).

Fomos direto pro hotel. Como foi um pacote, eu nem tinha visto como era o hotel antes da ida. Só sabia que não era ruim. Mas achei o hotel muito bom! A localização era perfeita e nos deram um quarto com vista para o rio e para a ponte...Lindo!

Mal chegamos, largamos a mala no quarto e saímos para aproveitar os últimos minutos de luz para tirar algumas fotos:

Essa era a vista que tínhamos do quarto
Esse era o hotel


Linda, né? Ah sim, a paisagem também...

Fizemos até uns filminhos bem curtos com as nossas câmeras. Esse é o ponto de vista do Silvio:

E esse é o meu:


Dá pra ouvir o barulho? É minha bota mexendo na neve conforme eu ia dando uns passos pro lado...Olhando bem, é a bota do Silvio...

Por enquanto é só...Doses homeopáticas da Lapônia...

Beijos!!!

2 comentários:

  1. Olá, Paty! Obrigada pelos posts! Qual é o nome do hotel? Os passeios são muuuuuito caros? Estou indo em dezembro! Elizabeth

    ResponderExcluir
  2. Me ajuda em mais uma coisa? Para andar nesse monte de neve o melhor é usar galochas? Tem alguma loja para recomendar? Começaremos por Copenhage, e logo depois alguns lugares da Finlândia. Grande abraço! Elizabeth

    ResponderExcluir