sábado, 5 de março de 2011

Copenhagen!

Opa!

Agora tô correndo pra postar sobre Copenhagen e um último post sobre a Finlândia...Aproveitando os últimos momentos do modem.

Meu último post sobre a Finlândia vai ser escrita já do Brasil. Os demais posts vão ser sobre a volta...

Bem, então vamos lá! Copenhagen, que em dinarmaquês é København é uma cidade muito bonita...Também...A primeira reação que eu tive assim que o avião começou a descer e passou das nuvens foi: "- Cadê a neve??????".

Eu sempre pego uma asa...

Eu fiquei no 10o andar de um hotel e eu pude ter uma bela vista da cidade e a cama tinha 1,60m de largura!!! Uhuuu!!!


Chegando lá já fui direto procurar a pequena sereia...Tá, eu sabia que ia ter que andar, mas eu não sabia que era tanto!!! E eu seguindo o mapa e não achava b... nenhuma...A sorte é que o tempo estava muito bonito! Bem, como eu tive um longo caminho pra percorrer, fui tirando fotos né!

Tem muita bicicleta em Copenhagen...
Jardins da Gliptoteca Ny Carlsberg...Glip...o quê? Aprendendo português com a Paty: gliptoteca é um museu de esculturas.

Depois passei pela prefeitura, pela rua de compras (parece que é a maior rua, tipo passeio, sem carros da Europa, ou coisa parecida)...E continuei andando...

Oi!!!!

Aproveitei que eu tava por ali e visitei o museu do âmbar...

Já sei: Jurassic Park! Jurassic Park!

Aí você me pergunta: "- Cadê a pequena sereia"? Aí eu te respondo: Até o momento eu também não sabia!

Mas continuando por mais 500km, num é que eu avisto...
"- O quê? A pequena sereia"?...
Não!!! Avistei um monte de turistas que pareciam que estavam tentando entrar na água...

Achou?
Bem, taí eu com ela! Totalmente descabelada! Eu, não a sereia...Não tem como ela ficar descabelada...

Só o que eu ouvia dos turistas era: "- Ela é meio pequena, né?"...

Aí continuei andando e fui até o National Gallery...Além da exposição permanente que era linda e enorme, tinha uma exposição de quadros pintados pelo Bob Dylan, da visão dele sobre o Brasil! Meio estranho isso...Achei que muitos quadros tinha uma certa carga de preconceito...Sei lá, uma visão meio esteriotipada...

Pior mesmo eram as descrições dos quadros...Tinha um que era um cemitério, com três mulheres em frente a um túmulo e uma delas grávida. A descrição dizia que para os europeus (do norte) era difícil entender que, para os brasileiros, o cemitério é um lugar de encontros sociais! Jura??? Eu não acho que seja!

National Gallery

National Gallery...Descabelada de novo!

Depois, continuei andando e ainda passei pelo Castelo de Rosenborg e vi um monte de coisas velhas e jóias...Aí eu já tava cansada, porque já estava andando desde às 9hs da manhã, acordada desde às 4h30, e já eram 14hs! E não tinha almoçado...

O bom de Copenhagen é que tá cheio de barraquinhas de junk food! Comi um cachorro quente e uma cola (sei lá que marca era aquela) e consegui subir a Round Tower pra ter uma visão de Copenhagen por cima:


Bem, aí continuei andando...(Run Forrest, run!)...E ainda fui visitar um museu do Hans Christian Andersen e o museu do "Acredite, se puder"...Acredite, existe! No museu do Hans Christian Andersen você pode ouvir algumas das estórias...Num tem jeito, desde a primeira vez que eu li a estória das menina dos fósforos eu chorei...Eu devia ter uns 12 anos...Continuo chorando quando leio (ou ouço)...

Tá, ainda fiz umas comprinhas, mas depois fui pro hotel...

No dia seguinte me preparei pra pagar 60 coroas suecas pra visitar a Gliptoteca...Mas num é que era na faixa, no domingo? Ai, que maravilha!!!

Olha que fofo esse jacaré mumificado!!!

Um quadro? Não...É o teto...Desfocado...
Ui!!!

E tinha um jardim de inverno e um peixinhos por lá...Aí eu lembrei! Minha câmera é à prova d'água! Aí tirei uma foto do peixinho dentro do seu ambiente natural...Acho que ele ficou meio assustado! Olha os olhos arregalos do coitado...

Ah é, peixe não pisca, né?

Chega!!! Já ficou mais do que enorme esse post!

Bem, ainda tem mais, mas agora só do Brasil!

Nähdään!!! Kiitoksia paljon!

Beijos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário