sábado, 12 de fevereiro de 2011

São Petersburgo - Parte 1

Ois!!!

Esse blog tá deixando de ser um blog sobre as minhas impressões sobre a Finlândia pra ser um blog sobre viagens...

Mas eu tô trabalhando, viu! Eu só viajo nos finais de semana ou, quando é no meio da semana, é só pra visitar algum laboratório! E tudo tá saindo do meu bolso! Eu até trabalharia nos finais de semana, se pudesse, (ah, tá!) mas é que eles ligam o alarme do prédio no final de semana...(desculpa boa essa né?).

Eu falei que eu fui pra São Petersburgo, na Rússia? Eu tava de boa numa quarta-feira e resolvi ir no sábado, de barco. De barco não precisa de visto, apesar que para os brasileiros, se forem ficar até 90 dias, não precisa nenhum visto mesmo. Mas, se você quiser ir para a Rússia, fique atento que, se você ficar mais de 72 horas na mesma cidade, você tem que se registrar com as autoridades locais. Isto significa que o hotel em que você ficar tem que emitir um documento que você tem que levar para a polícia registrar. Deu pra ter uma idéia da burocracia na Rússia? Visto não precisa, mas tem que avisar a polícia de cada cidade que você for que você está lá.

Como eu fui sozinha, resolvi pegar a cabine mais barata possível. Isso significa que eu peguei a cabine no nível E, o último, abaixo do nível dos carros!!! E no nível onde bate a água. Cabine sem janela e sem televisão. Eu achei que ia ser barulhento, mas eu não achei que seria tanto! Dava pra ouvir claramente as placas de gelo batendo no casco do navio!!! Eu só pensava: Titanic, Titanic, Titanic...

O Titanic, vulgo St. Peter ferry...Tá vendo aquela janelinha na frente? Então, eu não fiquei ali, mas queria muito ter ficado.

Na Rússia eu me senti um pouco em casa...Primeiro porque nós desembarcamos e formou-se uma fila enorme na checagem do passaporte...O navio já tinha chegado uma hora atrasado por causa do gelo e ainda fiquei uns 40 minutos pra poder passar do controle!!! Me senti chegando em Guarulhos! Pelo menos, agora tenho um carimbo russo no meu passaporte!

Passando o controle, peguei um ônibus da própria companhia para ir até o centro. Você acha que o motorista falava inglês? Nem uma palavra...

Taí a primeira dificuldade minha! A língua! O russo escreve-se em cirílico!!! Não dá nem pra relacionar o nome da rua escrito com o nome que se ouve!

Eu tava quase morrendo de tédio no barco e resolvi usar a internet por uma hora (e 5 euros)...No teclado havia a opção de cirílico. Olha que bonito:


Chegando lá, fui primeiro visitar o Forte de Pedro e Paulo, fundada por Pedro, o Grande em 1703.

Ah, essa é a foto de 1905...http://en.wikipedia.org/wiki/Peter_and_Paul_Fortress

Essa é a foto que eu tirei:

Essa foto eu tirei...
Essa também!
Pra provar que eu tava lá...

Lá no forte haviam várias barracas de souvenirs, na calçada mesmo. Aí eu quis comprar um daqueles chepéus "russos" dessas barracas...Aí descobri outra coisa: os russos não falam muito inglês (isso eu já sabia) e falam em russo com você...Como assim?

Vou transcrever a minha conversa com a vendedora (as partes em russo foram escritas com ajuda do tradutor online, esta blogueira não se responsabiliza por erros de tradução): 

Paty, a turista: - Hi, I want to see this black hat. (Oi, gostaria de ver esse chapéu preto)
Vendedora russa 1: - Чёрный?
Paty, a turista: - Ahnnn...Yes?
Vendedora russa 1: - Это шляпа слишком большая для вас  (me mostrando o número com o tamanho do chapéu).
Paty, a turista: - Ah, ok then!  (botando o tico e teco pra funcionar).
Venderora russa 1: - Белый?  (me mostrando o chapéu branco, menor).
Paty, a turista: - Oh no, I don't want a white hat, I want a black one.  (sai de cena).

Aí fui em outra barraca, procurando um chapéu preto que fosse do meu tamanho. Chegando na outra barraca eu peço para ver o chapéu preto (em inglês) e a vendedora 2 me pergunta: "Чёрный?" Agora eu já sei! Aprendi com a vendedora 1!!! Aí eu respondo com confiança: Yes!!!

Agora que eu me dei conta. Eu devia ter falado em português com ela, acho que o resultado ia ser o mesmo...

Pra terminar esse post que tá ficando grande, um presente para os aficcionados em carros: 


Um Lada!!!
Beijos,


Paty











Nenhum comentário:

Postar um comentário