terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

São Petersburgo - Parte 2

Oies!!!

Calma, esse post é o último sobre São Petersburgo!

Como eu tinha pouco tempo na cidade não deu pra ver muita coisa...Depois do Forte de Pedro e Paulo, fui dar um rolê pelas igrejas...A primeira foi The Church of Our Savior on the Spilled Blood. Talvez a melhor tradução seria: Igreja do Nosso Salvador Sobre o Sangue Derramado...Trágico, não? E na verdade é mesmo...A igreja foi construída no lugar onde o Imperador Alexandre II foi assassinado, em março de 1881. A igreja teve que ser fechada na década de 30, quando os bolcheviques começaram a destruir as igrejas. Ela foi reformada e reabriu em 1997.

Ó o chapéu черный aí!!! Parece que eu tô na Rússia! Ah é, eu tô!

Foi a primeira igreja que visitei lá e é impressionante!!! O trabalho de mosaico cobre todas as paredes, de cima a baixo!!!

Detalhe do mosaico



Aliás, as igrejas ortodoxas são lindíssimas! Não tem bancos, porque é falta de humildade sentar na casa de Deus (é sério). Mas, diferente das igrejas católicas romanas, eu não senti medo dentro da igreja...Já as igrejas luteranas daqui são tão sem graça...Em termos de arte! Não vamos entrar no assunto religião!

Ainda bem que eu fui sozinha! Aí não tinha ninguém pra me amolar porque fiquei 10 minutos tentando tirar uma única foto, no frio! Ou porque fiquei 1 hora lá dentro...O Silvio até que é paciente, mas quando você sabe que a outra pessoa tá meio entediada, você acaba deixando de lado algumas fotos que você queria ter tirado.

Uma vez eu li que os fotógrafos são lobos solitários...

Depois fui até a Catedral de Kazan (Shazan não! Kazan!). Eu até entrei, mas tinha tanta gente lá dentro orando (de verdade), que eu achei meio falta de respeito sair tirando fotos...

Olha! Peguei um passarinho voando!!!

E, a última igreja, a Catedral de St. Isaac. Lá dá pra subir até a cúpula e ter uma boa visão da cidade. Como toda boa torre, tem um trilhão de degraus, em espiral, bem apertado, pra subir. Acho que o cansaço é tanto que você acha qualquer vista bonita...Esse até que não era tão trash...211 degraus e depois uma escadinha de metal, daquelas vazadas entre os degraus...Difícil não é subir essa escadinha de metal...Difícil é descer olhando pra baixo com o vento praticamente levando a minha sacolinha lá pra baixo...

Num parece tão alto...
E a vista lá de cima

Mas bonito mesmo é o interior da igreja...

Tirada com a panorâmica de cima para baixo, aí dá pra ver o teto e o chão!
O teto. Deu uma certa vertigem tirar essa foto...

E pra terminar, uma geral do Hermitage. O Hermitage é um dos maiores museus de arte do mundo, com mais de 3 milhões de peças de todo o mundo...



E agora, pra onde eu devo ir?

Beijos!

2 comentários:

  1. Nao sei como fala "scaramuska" ... acho que tb não é assim que escreve kkkkkk ...


    Aproveita ai!!! Pq outra viagem como essa nao sabemos qdo he he he

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ah, meu Deus! De repente Ouro Preto ficou tão sem graça.....
    Viu o convite q mandei?

    ResponderExcluir