segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Turku

Olás!!!

Desculpe a demora, mas eu fui pra Noruega e não deu pra escrever nada. Claro que a viagem vai virar outro post. Mas antes, vou falar sobre Turku.

Fui lá visitar a Åbo Akademi, que é a única universidade de língua sueca na Finlândia. Aí você me pergunta: "Por que Åbo (lê-se Obo) se a cidade se chama Turku?". Na verdade, Åbo é o nome de Turku em sueco...Aí você me diz: "Ahnnn???". Sim, os nomes em finlandes e sueco podem ser completamente diferentes, se eles têm algum significado. No caso, são significados diferentes...

Turku foi por muito tempo a maior cidade da Finlândia e a foi a primeira capital. Daí a Finlândia foi dominada pelos russos, que achavam que Turku era muito perto da Suécia e aí trouxeram a capital para Helsinki em 1812.

A cidade é bem pequena, tem uns 150 mil habitantes, mas é a quinta maior cidade da Finlândia e em 2011 é uma das capitais culturais da Europa. A outra é Tallin, que você já conhece pelo blog.

Fui lá de trem...Adoro viajar de trem!!! Meu meio de transporte preferido...

Essa foto já era na volta

Fez um dia lindo lá...

A Catedral de Turku é de 1300

E eu! Nem tava tão frio assim...

Como a viagem foi rápida, o post também!!!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário