quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Post para me redimir

Ois!!!

Tá, tem algumas coisas que eu falei (ou melhor escrevi) sobre a Finlândia que eu preciso voltar atrás.Talvez porque eu já esteja me sentindo mais acostumada com tudo, lançando agora um segundo olhar sobre as coisas, algumas impressões mudaram um pouco.

Eu li vários textos na internet falando sobre as fases de adaptação pra quem mora no exterior. Eu não diria que eu me encaixe na definição "morando no exterior", pois eu mal vou ficar 5 meses aqui. Por exemplo:

Fonte: http://andrefrank.blogspot.com/2010/12/adaptacao-cultural.html

A duração de cada fase depende da personalidade da pessoa. Acho que a minha é zuada, porque nem segui a ordem das fases. Pulei a fase de deslumbramento, fui direto pro choque cultural inicial e acho que já estou na fase de integração/aceitação. Talvez também porque eu já esteja quase voltando e cheia de trabalho, meu humor tá lá nas alturas. E como meu humor tá bom, vejo tudo mais cor-de-rosa...

Primeiro tenho que confessar que achei uma comida aqui que eu gostei muito: Pulla!!! Fiz uma apresentação no trabalho sobre o lugar onde trabalho no Brasil, meu centro e meu laboratório e um pouco sobre a indústria brasileira da minha área. Tinha café, chá e pulla! Pulla é um tipo de pãozinho doce com uns grãozinhos de açucar por cima. O pulla que eu comi tava super fresquinho!!! Confesso que comi dois...

Segundo, tenho que me redimir com Suomenlinna. Teve um sábado que finalmente fez um sol aqui. Fui dar um rolê na cidade e resolvi dar uma segunda chance à Suomenlinna. Agora deveria haver muita neve e um lindo céu azul. Realmente, parecia um lugar completamente diferente!

Dentro do barquinho, indo para Suomenlinna
Igreja de Suomenlinna
Até o King's Gate parecia melhorzinho...

Desculpa o sorriso falso, mas é que pra sorrir a bochecha doía...Tava um frio do cão!


Mas, apesar de lindo, andar perto de um precipício, com gelo escorregadio, é de assustar qualquer um!!! Com perdão da expressão, mas é que não encontro outra no momento, o que eu senti foi um puta cagaço!!!!

Aí, como meu rosto já tava congelado mesmo, e as fotos estavam saindo muito bonitas, resolvi ficar até o pôr-do-sol...Tarde? Nada, fiquei até as 16h20!


Lindo, né? Mas dá uma bobeada que você escorrega lá pra baixo!
Minha sombra!!!

À Suomenlinna e à Pulla, minhas sinceras desculpas!!!

Beijos,

Paty

Um comentário:

  1. Silvio Sasaki - Portugal, eu morei la3 de fevereiro de 2011 às 03:33

    Realmente a gente mora em outro pais e passa por algumas dessas fases, mas a melhor de todas é quando vc volta pra casa :)

    ResponderExcluir