domingo, 21 de novembro de 2010

Cabeça nas nuvens e pés no chão...Ou será o contrário?

Ois!!!

Tá, eu não costumo postar no domingo, porque pouca gente lê, mas essa tinha que ser hoje enquanto a memória está fresca e as dores ainda existem.

Pra variar, vou contar uma longa historinha de como tudo aconteceu.

Ontem eu encontrei com uma brasileira que mora aqui há 5 anos, casada com um finlandês e tem dois filhos. Muito gente boa, muito aberta. Se ofereceu para ir comigo fazer umas compras, porque eu precisava de botas e umas meias de lã. Coitada, tava com o marido e o filho doentes em casa, mas foi comigo mesmo assim. Foi muito bom ter contato com alguém e jogar conversa fora em português. Os finlandeses são fechados (e eu também), então não fiz nenhuma amizade ainda.

Aí fomos em uma loja de artigos esportivos a acabei comprando uma bota, meio tênis, bemmmm quente. Vai até a canela, tem faixas refletivas e o solado é bem alto. Uma pechincha: 40 euros. Sério, tava barato mesmo. O único problema é que bota aperta um pouco meu tornozelo e restringe um pouco os movimentos. Meio bota ortopédica...Mas muito quentinha..

Hoje eu acordei, não estava nevando, mas tinha bastante neve na rua. Pensei, vou estrear minha botinha! Fui, de novo, até o Sibelius Monument só pra ver como ficaria cheio de neve. Eu acho que fica mais bonito assim:


Nossa...Delícia a bota!!!. Bem que falaram que, se você estiver com os pés quentes já é 50%. Eu não sentia frio, talvez também porque não estava ventando muito. E olha que no meu pé só estava a parte da meia calça que cobre o pé, ou seja, quase nada.

Êêêêêêê!!! Eu parecia criança querendo ficar pulando na neve...Enfiava o pé mesmo...É fofo!!!

Aí resolvi andar até o centro e talvez tirar umas fotos no caminho.

Na frente do Museu Nacional

Lá no centro fui até uma loja de artigos esportivos (outra) pra dar uma olhada em roupas pro frio e ver os preços de botas pro Silvio. Os tênis que ele tem não vão dar conta do gelo quando ele vier no Natal.

Calma, eu tô chegando lá!

Fui sair da loja...Sempre aquele ritual: coloca o gorro de volta, o cachecol de volta e as luvas de volta. Tô saindo da loja e reclamando comigo mesma: "Ah, que droga, toda hora esse tira-e-põe. Vou colocando as luvas à medida que eu for saindo"...Hum...Dois erros aí: sentimento de insatisfação e essa minha mania de fazer duas coisas ao mesmo tempo e não prestar atenção em nenhuma.

Batata! Tava descendo uma mini rampinha, não tava prestando atenção no chão, porque tava colocando a luva, meu pé direito escorregou. Não tem tração no gelo pro esquerdo segurar, aí...Pronto...Corpo pro chão, pés pro ar! Meu primeiro tombo no gelo!!!!!!!!!!!!!!

RI-DÍ-CU-LO!!! Se tinha alguém filmando foi pras vídeos-cassetadas! Tombo com direito a braço pra cima e tudo!

No momento que o pé direito escorregou, só senti o corpo indo prá trás...Aí, no milésimo de segundo entre sentir o corpo indo pra trás e sentir ele no chão, só consegui pensar em uma única palavra de cinco letras: F..DEU!

Mentira, deu tempo de ver também que meu corpo ia cair em uma quina, entre a calçada e o declive da rampinha...

Por um segundo, eu acho, fiquei no chão, parada, tentando ver se eu sentia todas as partes do meu corpo...Aí eu vejo uma mão na minha frente de alguém tentando me ajudar a levantar...E eu só: "I'm OK!, I'm OK!". Levantei e a minha única reação era sair dali o mais rápido possível. Andei uns 10 metros e parei pra ver o estrago.

Vocês estão rindo? O pior ainda estava por vir.

Cara, fui fazendo a checagem, pernas e pés estavam ok, afinal eu estava de pé, palma da mão meio vermelha, mas nada de sangue, costas também ok...Mas ficou uma baita dor na b...no cóccix!

Passei a mão...Minha calça tá rasgada!!! Ah!!! Ai meu Deus...Eu não consegui ver a extensão do estrago na hora...Depois de uns 2 segundos de pânico total (minha blusa não era longa, ia só até o ossinho do quadril, se o estrago fosse grande como é que eu ia fazer?). Mas depois deu pra ver que não era assim um rasgo, mas eram furos...

Entrei na primeira loja que encontrei e fui procurar o provador. Eram dois furos! Ó a foto da minha b...do meu cóccix, tirada depois, em casa:
Minha mão tá segurando a blusa...Não, não é uma tábua! É a minha bun...
Ah...Estiquei a blusa de fleece (moleton) que eu tava por baixo e continuei andando...Fazer o quê...Mas na hora eu lembrei de uma menina daqui, da empresa que estou estagiando, que morou 2 anos na China. e voltou faz uns 3 meses. Ela disse que, no último Natal quando ela veio visitar a família aqui na Finlândia, ela levou pelo menos três tombos até acostumar de novo com o gelo. Tá, já levei um! Faltam dois ainda???

Alguém escreveu na net: "A maior glória não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre, depois de uma queda." - Confúcio. Claro né, pra sempre no chão é que não dá pra ficar, uma hora você tem que levantar!!! (dúvido que Confúcio tenha escrito isso).

Acompanhe a contagem:
Dias com neve: 4
Tombos: 1

Pô, acho que nem foi culpa da bota nova. Talvez também não acostumei direito com ela, mas acho que em cima desse gelo escorregadio não tem bota que segure. Quando a neve some, fica um gelo beeemmm liso e duro. Eu já vi um ônibus simplesmente deslizando no gelo quando foi parar no ponto. Dá medo.

Bem, aprendi a lição, prestar MUITA atenção para onde estou pisando.

Mãe, tô bem! Ficou um ponto vermelho na bun...no cóccix, mas só! Não bati a cabeça, viu? 

Ô, quem quiser comentar, nem que seja pra tirar uma com a minha cara, esteja à vontade! Dá mais ânimo pra escrever!

Beijos,

Paty

5 comentários:

  1. Silvio Sasaki - ainda nao levei tombo na neve22 de novembro de 2010 às 14:26

    IXII

    Cuidado!!!

    Eu acho que o seguro saude da Finlandia nessa epoca do ano deve triplicar de preço he he he

    Cuidado de novo ...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. nossa patty que tenso!!
    que bom que acabou tudo bem x]~
    e que bom que nao rasgou a calça \o/

    deve ser tenso dirigir ai .___.

    seja forte patty! as lillith's estao com saudades :]

    mafe.

    ResponderExcluir
  3. afferson! esqueci de te desejar feliz aniversario
    hehehe...

    PARABENS PATTY! nao sei que dia é ai, mas aqui é seu aniversario :}

    continue escrevendo que eu to entrando aqui todos os dias ^^

    eu nao tenho mt o que fazer.. seu blog eh mt bom e vc escreve mt bem ^^

    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Mafe!!!

    Que saudade da banda!!!

    Obrigada pelos parabéns!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Putz, Paty...rir...eu gargalhei...kkk...sorry, naum teve como a situação é cômica e o jeito q vc escreve deixa a coisa ainda mais engraçada....ainda bem q vc está bem!!
    Tô adorando o blog...manda à ver!!

    Bjus

    ResponderExcluir