quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O assunto do dia é: o supermercado - Parte 1: Como não levar gato por lebre (olha o desenho no rótulo!)


Ois!!!

Tem coisas aqui que são divertidas! Uma das minha diversões é ir ao supermercado. Em São Paulo minha diversão era ir no shopping, mas aqui devido ao preço das coisas, o mais próximo é o supermercado.

É praticamente um daqueles jogos de passatempo. 

Na Finlândia são duas as línguas oficiais, então todas as coisas estão escritas nestas duas línguas, desde o nome das ruas até os produtos no supermercado. Uma das línguas é o finlandês, óbvio. A outra...é....é o sueco!!! Grande!!! Ajuda muuuuiittoo! Tudo bem que tem coisas em sueco que parecem alemão, mas mesmo assim é difícil. 

Aí, no supermercado, fico olhando as figuras nas embalagens tentando adivinhar do que se trata o produto. Por exemplo, alguém daqui me disse para tomar cuidado quando comprar leite, porque tem um tipo que é azedo, para preparação de algum tipo de comida. Leite mesmo é "maito". Mas aí, os que vêm em embalagem azul escuro é leite integral, os de embalagem azul claro é desnatado, tem leite para quem tem intolerância à lactose, etc...Aí cheguei no supermercado e não lembrava qual era qual...Fiquei uns 10 minutos lendo e comparando os rótulos e aquelas tabelas de composição pra descobrir qual tinha gordura, qual não tinha, qual era enriquecido com vitamina D, etc...Já é um passatempo.

Aí tem a seção de temperos. Tem um caldos, tipo caldo de galinha que vem em cubinhos ,e tem uns caldos que vêm líquidos, em vidro. Tinha um com o desenho de galinha (ok, deveria ser caldo de galinha), um com desenho de boi (ok, caldo de carne) e tinha um com desenho de rena (ok, caldo de...rena???).

Outra coisa legal no supermercado é que você mesmo pesa o produto. Aqueles que são vendidos por peso como frutas e itens da padaria como bolinhos, pães, tem um número associado a eles, logo do lado do preço. Aí é só colocar o produto na balança, apertar o número e a etiqueta é impressa. No Brasil, o que ia ter de gente comprando atemóia e apertando o número da banana...Mas isso também não rola aqui porque as embalagens são transparentes e o caixa logo nota que tem algo errado (não que eu tenha tentado fazer isso!!!).

Daí fui comprar um óleo pra fritar uma linguiça (ô linguiça ruim!). Cheguei na seção e tinha dois tipos: Rypsiöljy (que tinha um desenho de flores e a embalagem era menor, uns 500mL) e Auringonkukkaöljy (que tinha desenho de girassol, mas só tinha de 1 litro). Um eu entendi...Girassol...Aí fui procurar o outro nome no meu dicionário. Preferia levar o menor. Meu, mico total! Olhando o dicionário no meio do supermercado! "Ry, rypsi, rypsiöljy! Achei!". Para a minha surpresa a tradução para rypsiöljy é "óleo de colza"!!! Pronto! Agora só preciso de um dicionário português-português! Que que é colza?? Aí não tive dúvidas: levei o de girassol.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Colza (Ah tá, canola)

Só para ter um gostinho do que eu passo aqui no supermercado:
https://www.parempikauppa.fi/index.php?main_page=index&cPath=127

Ontem foi interessante. Eu paguei a conta do aluguel e entreguei o dinheiro trocado. O banco é outra coisa interessante, mas depois eu conto. Aí fiquei só com uma nota de 100 euros. Quando voltei pra casa fui no supermercado comprar o óleo e outra coisinha pra comer e esqueci completamente que eu só tava com uma nota de 100! Putz...Total da conta: 4,20 euros. Eu achei que tinha moeda suficiente...Botei todas as moedas que eu tinha no balcão (sério, tinha umas 20) e ficou faltando 20 centavos!!! Putz again...Num é que o moço atrás de mim se ofereceu e pagou meus 20 centavos? Achei muito legal da parte dele! Bem, ou era gentileza ou o cara só queria que a fila andasse e ele pudesse ir embora. Eu fico com a primeira opção!

Acho que esse post tá ficando grande, então vou dividir em duas partes. No próximo eu falo da qualidade dos produtos e do preço.

Esse post vai sem fotos, sorry...Mas no outro eu boto a foto de um pepino finlandês! Nooosssaaa!

P.S.: Sobre as bandeiras: existem alguns dias pré-estabelecidos em que a bandeira deve ser hasteada. Aquele domingo era o "Dia das Nações Unidas". Dei sorte. O próximo dia será dia 06/11 (Day of the Swedishness - não tenho idéia de como se traduz isso).

8 comentários:

  1. Dia da Suequice?!!!
    Ou Será o dia que todos saem vestindo roupas de camurça?
    Tô + curioso agora...

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty, se precisar identificar o leite, se é integral ou desnatado, conte comigo.....

    Luiz F.

    ResponderExcluir
  3. Ô Luiz, não tem problema! É tudo azul!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ei...e o q vc ia comentar sobre o banco...fiquei curiosa!! ah, olha o q eu achei...derepente vc até encontra com ela...
    http://livefromhelsinki.wordpress.com/

    ResponderExcluir