quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O melhor passeio até agora - Parte 1

Oies!

Este post tá no rascunho faz tempo, mas eu tinha outras coisas mais urgentes para escrever e acabou ficando prá trás.

O melhor passeio até agora, não foi na Finlândia...Chato falar isso, né? Pois é, fomos (eu e o Silvio) no sábado (dia 13/11/10) para Tallinn. Onde fica Tallinn? Na Estônia...Onde fica a Estônia? Do lado da Letônia! Como??? Você não sabe onde fica a Letônia??? Putz, nem eu sabia...Acho que quando tive aulas de geografia na escola a Letônia ainda não existia.

Tá bom vai, para ajudar:
Reaprendendo geografia com a Paty!
A Estônia é um país da ex-União Soviética e Tallinn, a capital, é a cidade medieval mais bem preservada do mundo.

A viagem de Helsinki para Tallinn dura só 2 horas e é feita de barco. Muito legal, tipo aqueles barcos de cruzeiro marítimo, só que menorzinho...Pagamos uns 35 euros por pessoa, ida e volta (1 euro = 2,50 reais). Primeira vez que eu ando num barquinho assim. Alguém pode perguntar: "Mas e aí, vocês foram no deck sentindo a brisa no rosto e ouvindo o barulho das águas do mar?". Ô, pode crer! Sentindo o baita vento congelante que quase me derruba! Mas ficamos no deck uns 3 minutos e depois descemos de novo pra parte quentinha do barco.

Tinha que ficar atrás do vidro porque ventava demais!
O barco até que tava cheio...E a maioria era de finlandeses. Nossa, porque tantos finlandeses vão para a Estônia? Motivo simples: pra beber!!! Dentro do barco tem freeshop e as bebidas são bem mais baratas na Estônia. Na Finlândia as bebidas são taxadas e, principalmente as bebidas destiladas, são caras!

Aí a gente olha dentro do barco e vê um monte de gente de mala...Será que tem tanta gente assim que mora em Tallinn? Como nós, você vai ter que esperar o final da viagem para descobrir.

Chegamos meio em cima da hora pro barco sair então sentamos em uma mesinha no fundo do barco. Dando umas voltas vimos que a parte mais legal é a da frente do barco, onde tem umas cadeiras mais ajeitadinhas e uns sofás...Aí sim é legal...Bem, já ficamos ligados pra volta!

A frente do barco. Da janelona dá pra ver o mar.
Chegando lá seguimos o fluxo até a chamada "Old Town". No caminho, feirinhaaaaaaa!!! Eu amo uma feirinha! Vai ver que é por isso que ainda não gosto tanto de Helsinki! Num tem feirinha aqui! Tô esperando pra ver se aparecem as feirinhas de natal, pelo menos! Em Tallinn vende-se muitos produtos de lã, tipo blusas, gorros, luvas. Tudo muito bem feito e muito bonito. E também tem muito âmbar, por preços acessíveis.

Feirinhaaaaaa. Tinha outra, mas não tirei fotos.
Falando em dinheiro, apesar da Estônia fazer parte da comunidade européia a moeda nacional é a coroa estoniana. Massss, em janeiro de 2011 o euro será adotado. Portanto, dêem uma última olhada numa coroa estoniana, porque ela vai acabar em janeiro:
1 euro = umas 15 coroas estonianas
Fomos caminhando pela cidade. Tem muitos muros bem preservados e aparte da cidade velha é pequena e fácil de andar.
Em ação!

Não, não é Photoshop. O Silvio estava com esse bigode todo.
Parece casinha de brinquedo...

Ó!!! Tô melhorando a técnica!!!

Cara, tem muita foto legal de Tallinn. Vou colocar no Picasa. A minha favorita:

"Pô, não tem nada a ver Paty..." Tá, eu sei, mas eu gostei...
Alguém pode me perguntar: "Ué, você não passou por nenhum perrengue dessa vez???". Calma, tava muito bom pra ser verdade, não é? Então, vou deixar meus pudores de lado agora...O dia da viagem calhou de ser o primeiro dia da minha menstruação...Putz...Talvez só as meninas me entendam agora, mas é que só quem passa por isso pra saber o que é...E a coisa tava feia...Andamos muito pela cidade, mas muito mesmo, até que chegou uma hora que eu senti que o bicho tava pegando...Eu precisava ir no banheiro...

Aí tinha uma indicação no mapa da cidade de um banheiro perto de uma igreja...Vou lá...E cadê??? E eu nervosa...E num achava o bendito banheiro...Ai meu Deus...Até que andando um pouco mais, achamos! Não era no lugar que o mapa mostrava, mas achamos! Era um banheiro tipo aqueles públicos de Londres, que você coloca uma moeda (no caso, 20 centavos de euro), a porta abre, e depois que você usa, o banheiro todo é lavado por dentro...Fica todo molhado porque ele é inteiro desinfetado. Mas o de Londres funciona direito...No de Tallinn o papel tava molhado, apesar de ficar protegido e não tinha água pra lavar a mão depois!!! Ecaaaaaa...Ainda bem que eu sempre ando com lenço de papel...Mas a água...Fazer o que? Fiquei com a mão suja!!! Ecccaaaaaa...

Aí continuamos andando e eu nem tirei mais fotos (dá pra entender o porquê, não?) e fomos comer.  Eu queria ir no restaurante medieval que eu já tinha ouvido falar. Chama-se Olde Hansa e lá dentro parece que você está na época medieval. Ou seja, não tem luz elétrica! Só luz de velas...Demorou uns 20 minutos pra começar a enxergar alguma coisa lá dentro! Os pratos seguem a mesma linha, portanto, é um pouco pesado e tem acompanhamentos diferentes. Acho que não tinha arroz e batata na idade média...

Chegando lá a primeira coisa foi: lavar a mão!!!! Ih, mas esqueci que o restaurante é medieval! Cheguei no banheiro e percebi que não tinha luz! Nem água encanada! Mas tinha uma panelinha com água e sabão líquido...Ufa!!!

Ainda bem que só tive que lavar a mão...
O ambiente é bem legal...Acabei pedindo umas linguiças com carne de urso, rena e alce...É...Acho que eram misturadas...Não sei...Não tenho gosto apurado ainda pra esses tipos de carne...Era forte! E pedimos uma cerveja com mel, que já tinha sido recomendada por uma amiga (obrigada Ju!). Era boa mesmo!

Tá...Depois meu corpo rejeitou a linguiça de urso...Ele tá dando sinais de que é vegetariano...
Num parece escuro, mas é que a câmera ajuda.
Não dá pra ver na foto, mas os acompanhamentos do meu prato eram uma frutas vermelhas, cebola no mel, e outras coisas nessa linha agridoce...É...Veja bem...Tem quem goste...Mas achei pesado...


Como esse post tá grande, vou deixar pra contar mais no próximo! (tô com sono também)...Aí eu conto  como eu fiquei depois da cerveja, de como os banheiros são sinalizados e porque todo mundo tava de mala no navio.

Beijos!!!


Paty

P.S.: Bati meu recorde de frio hoje!!! -7 graus, sensação de -15!!!



3 comentários:

  1. Uhuu,realmente Tallinn vale a pena conhecer ...

    Qdo souberem como são as placas de indicação do banheiro ... he he he

    ResponderExcluir
  2. Óia! A frente do barco parece a Enterprise!

    ResponderExcluir
  3. Hahaha!!!
    É nerd mesmo!
    Putz, pior que aqui é praticamente a fronteira final!!!

    ResponderExcluir