terça-feira, 16 de novembro de 2010

Fortaleza de Suomenlinna


Ô, voltei!

Essa semana com o Silvio aqui foi muito bom! Conseguimos passear um pouco! Tá, num foi assimmmm um passeio como em Paris, ou Londres, ou Lisboa, ou Porto, ou Fortaleza, ou Ubatuba, ou Guarujá, ou Osasco...Mas deu pra tirar algumas fotos.

Além do passeio básico por Helsinki, nós fomos para Suomenlinna. É só pegar um ferry boat que sai de Kauppatori (pô, Kauppatori eu já mostrei!). Em uns 15 minutos você chega lá. Eu não fui antes porque eu estava meio receosa de ir sozinha. Lá em Kauppatori tinha uns patinhos que foram chegando perto...Chegando perto...Chegando perto...Ahhhh...Achei que o patinho fosse me bicar...Ó um deles aí:

Devem dar comida sempre...Acostumaram mal o coitado! Eu é que não vou ficar estimular a mendicância entre os patos.
Eles andam em pares! Como muitos humanos!
O ferry
Suomenlinna é um forte e, segundo o livrinho do "Visitors Guide", é o maior forte marítimo histórico do mundo. Também, foi construído em 6 ilhas!!! Além disso, é patrimônio mundial da UNESCO. O lugar é grande...Bem grande...E é um daqueles "deve ser visto" em Helsinki.

É...Assim...Como direi sem deixar ressentimentos em ninguém...Todos dizem para visitar Suomenlinna porque é lindo...Só que esquecem de completar a frase: "Suomenlinna é lindo...No verão!".

Mas o que tem então para ver em Suomenlinna no outono? Ah! Tem muitos restaurantes, cafés e museus lá! Todos fechados! Só não estava fechado o museu da Suomenlinna que fica no centro de visitantes. Ah, e tinha uns 2 restaurantes abertos...Se você conseguisse encontrá-los.Você diria que neste lugar há um restaurante? Não tinha uma alma viva passando...Você olhava lá dentro e tava tudo escuro...


Taí, mas a fome (minha fome) era tanta que fomos entrando...Ó, e num é que tinha gente lá dentro? E num é que a comida era boa (pros padrões daqui, claro). Tinha uma sopa com carne de rena e queijo... Tá, meu corpo rejeitou a rena depois...Acho que o molho daqui é muito forte... E meu estômago é fraco...

Não era só por causa do refrigerante que o almoço tava bom.
Ainda bem que eu não fui sozinha pra Suomenlinna... Talvez por causa do tempo o lugar estava deserto... Realmente deserto...E com as árvores sem folhas, ficou mais dark ainda...Tem umas partes do forte onde ficam os canhões que dão para o mar, se você dá um passo pra frente, cai num precipício... E só tinha eu e o Silvio lá... Gente... Ainda bem que eu não  tenho um grande seguro de vida (a não ser o seguro viagem) e o Silvio não é ganacioso...Dá um roteiro pra um filme de suspense: Death in Suomenlinna...

Algumas fotos:

A igreja de Suomenlinna
No olho do...c...anhão...tinha o Silvio!
Uma panorâmica finalmente!!!
E a bobeira ataca novamente! São os neurônios que congelam!

Aí ficamos um tempão procurando o tal de King's Gate. Segundo o site http://www.suomenlinna.fi :"O monumental King’s Gate é o símbolo de Suomenlinna. Foi construído entre 1753 and 1754 como o portão de entrada do forte". Foi construído para que o rei Adolf Frederick da Suécia pudesse chegar e inspecionar a construção do forte. Pela descrição deveria ser lindo! Chegando lá a gente olha e fala: "'Ô, tem uma portinha. Será que é ali?"...

Ó a portinha!
E olha que é uma panorâmica e faz parecer bem maior do que a gente vê
Ah é, e em suomenlinna moram cerca de 850 cidadãos helsinquianos ou helsinquienses...

Fotos no Picasa:
http://picasaweb.google.com/patykaji/Suomenlinna?authkey=Gv1sRgCObPj7K99qPiaw&feat=directlink

Amanhã eu falo sobre outra viagem bem mais legal que a gente fez!

Beijos!!!

Um comentário: