quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Salmiakki - O que é isso?

Ois!!!

Ontem descobri que o ditado: "Tem louco pra tudo nesse mundo" é real!

Quem já ouviu falar de salmiakki deve saber sobre o que estou falando. Salmiakki é uma balinha, geralmente de cor preta que os finlandeses adoram. Mais ou menos metade da seção de balas do supermercado é de balas pretas de salmiakki.

Eu já tinha ouvido falar (mal) das benditas, inclusive o Silvio disse que já tinha exprimentado porque alguém do laboratório dele tinha levado estas balas. Como sou devota de São Tomé, compramos quatro delas para experimentar.

Taí a carinhas delas:

Só tem três, o Silvio comeu a outra. O típico formato do salmiakki é de losango.
E agora a foto do antes (não tem foto do depois, não deu tempo):

Eu ainda estava com uma cara boa
Cara, que é que aquilo!!! Uma balinha inofensiva... Primeiro você sente o gosto salgado...Daí aquilo começa a incomodar...Como a balinha era mastigável, parei de chupar e comecei a mastigar pra ver se aquilo melhorava...Gente...Piorou!!! E muito!!! Aí veio o gosto de amônia... Ahhhhhhh... Num deu mais... Joguei fora! Ainda bem que o Silvio também comprou umas balinhas de doce de leite (ele já estava esperando ter que comê-las em seguida).

A explicação do gosto ruim: a palavra salmiakki vem do latim sal ammoniac que quer dizer "sal de amônia". O sabor da balinha é obtido pelo CLORETO DE AMÔNIO!!! Sim, senhores... Taí o wikipédia pra não me deixar mentir sozinha (como diz meu pai):


Como pode gostar disso??? Eu acho que deve ser algo psicológico do tipo: "Vou sentir o gosto ruim para lembrar da época díficil de racionamento na segunda guerra, quando nossos antepassados não tinham o que comer ou beber...". Ou algo do tipo: "Come um salmiakki primeiro, depois disso qualquer coisa fica boa...".

No Wikipédia tá escrito: "Alguns dizem que o gosto vem do costume, outros dizem que as crianças destes países têm uma afeição natural a sabores distintos." Distintos??? Sabores distintos tudo bem, sabores horríveis é outra coisa. As crianças daqui têm problemas sérios... Aliás isso dá outro post.

Não, vocês não tem noção...

Aqueles que não acreditam e querem experimentar a balinha, me mandem um e-mail ou um comentário que eu levo pra vocês!

Foi difícil escrever esse post hoje... Fiquei lembrando do gosto... Eca... Cadê minha Coca-cola?


Beijos!!!

P.S.: Como os carros saíram? Foram abduzidos...Ou os donos largaram os carros e esperaram para retirá-los na manhã seguinte.

14 comentários:

  1. Rebuçado de Salmiakki10 de novembro de 2010 às 22:38

    Eu quero um Salmiakiii!!!

    Please!!!

    ResponderExcluir
  2. Você é mesmo uma mulher corajosaaa!!! Eu sou curiosa mas não coloco isso na boca nem que me paguem!!(só ouvi elogios sobre o bendido) huahuahuahua

    ResponderExcluir
  3. Nooooooossssssaaaaaaaaaaaaaaa...eu já provei essa "balinha do capeta", sem saber o que era...QUE HORROR!Concordo com seu comentário:
    "...Come um salmiakki primeiro, depois disso qualquer coisa fica boa...".

    Parabéns pela corajem

    ResponderExcluir
  4. Meus netos, Bruno e Giovanna, moram em Oulu e me contaram que tem uma comida salgada feita com saliakki, servida na escola. Disseram que é horrível.

    ResponderExcluir
  5. Oi Paulo,

    Tem até vodka e sorvete com salmiakki...Tem uma brasileira aqui que comprou um sorvete pra mãe, sem saber que tinha samiakki dentro...A mãe dela achou que o sorvete tava estragado...

    Eu tô achando que a resistência ao salmiakki é genética...

    ResponderExcluir
  6. hahahah eu sou praticamente ALUCINADA em salmiakki! Será q tem a ver c genetica mesmo? Sou brasileira mas meu pai é sueco, ele sempre que viaja tenta trazer salmiakkis,mas é mais fácil achar na Finlândia mesmo, foi lá que comecou minha paixão, ele compra e depois me dá em doses "homeopáticas" como prêmio por uns beijinhos de filha hahahahhahahah senão acabo muito rápido hehehe....eu acho muito bom o gosto amarguinho+doce+salgado, vicia! :)

    ResponderExcluir
  7. hahaha essa balinha é o hell mesmo, meu namorado mora na holand e todo mes manda um monte de doces, e claro elas vem junto no pacote !! alguem mais quer experimentar ?

    ResponderExcluir
  8. Eu achei esse blog porque estava tentando achar um lugar onde conseguir Lakritz salgado (ou Salmiakk) eu sou ALUCINADO por esse gosto, tem umas moedinhas pirata Suecas (claro que se chamam Piratten - ou coisa parecida) que dava até briga em casa!!
    Eu recomendo provar. Tudo bem que 90% cospem fora em 10 segundos, mas para os outros doidos é um sabor especialíssimo!!!!

    ResponderExcluir
  9. No início tb achava ruim, mas depois que acostuma vira um vício! Queria saber onde tem aqui no Brasil para comprar, pq não como tem mais de 2 anos.

    ResponderExcluir
  10. Quero muitooo. Amo essa bala.
    Se alguém souber de algum site q venda, posta aqui nos comentários, por favor!!

    ResponderExcluir
  11. PUTA BAGULHO RUIM!!!! Parece uma bala de alcaçuz que alguém jogou um quilo de sal em cima

    ResponderExcluir
  12. Quero experimentar, pois amo sal! Ainda bem que tenho pressão baixa!

    ResponderExcluir