quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O supermercado - Parte 2: Que saudade da feira!

Ai...Pastel...Caldo de cana. E hoje é quinta-feira. Dia de pastel perto da USP.

Ó, comer aqui tem sido umas das coisas mais difíceis pra mim. Eu meio que imaginava que isso ia acontecer porque na Alemanha foi a mesma coisa. E só fiquei lá um mês. Pelo menos as linguiças de lá eram boas!

Como eu não sei como são os pratos daqui, eu experimento de tudo. Às vezes dá certo, às vezes não. Por exemplo, teve um dia que eu comi uma carne num molho estranho. Fiquei sentindo o cheiro daquele molho até o dia seguinte...Eca...Hoje teve peixe com muçarela (esse é o jeito certo de escrever!), tava muito bom!

Mas no almoço na empresa todo dia tem arroz, que parece integral (só tem esse arroz), batata, e uma carne ou peixe no meio de um monte de molho. Sempre meio empapado, mole. Aí eu me pergunto: eles não usam os dentes pra nada? Aí eu mesma respondo: usam pra comer o pão!!! Cara, não tive coragem ainda...Pra quem comeu aqueles pães deliciosos em Portugal, comer o pão daqui parece tortura. Eu vejo o pessoal cortando uma fatia do pão no almoço...Parece lenhador serrando a madeira!!! Sério, eles fazem muita força! (Isso me lembra uma música: "I'm a lumberjack and I'm okay, I sleep all night and I work all day". Só pra quem é fã de Monty Python! - Joga no Google: lumberjack Monty Python!!!).

E tem alface todo dia. Americana. Só...alface...americana...todo...dia...

Isso leva ao supermercado, finalmente. Acho que a alface americana é a que resiste mais, daí ser fácil de achar por aqui. As coitadas das verduras, principalmente as folhas, são beeeemmm pequenas, tipo baby pé de alface. A embalagem de brócolis não deve ter mais de 200g. Os pimentões são embalados um a um. As cenouras são pequenas também, assim como as maçãs nacionais. São menores que aquelas maçãs gala que as crianças levam de lanche. Se você encontrar uma maçã de tamanho "normal", são importadas. Outro dia fui em um supermercado um pouco maior e tinha uma manga...Olhei e pensei: "Ué, essa manga eu conheço. Não assim tão verde." Tava lá no cartaz: "Tommy". Olha!!! Ué, manga Tommy na Finlândia?...Nas entrelinhas do cartaz: Importado do Brasil! Ah tá...

Mas tem algumas coisas boas. Ainda não achei, mas tem.

Ah é, a única coisa grande que eu achei aqui foi o pepino...Desculpa a foto tremida...

Hum...Todos plastificados (já vêm todos com camisinha!!! Desculpa, não aguentei, tive que acrescentar esse comentário!)

Aí vem a questão do preço. Pra mim, eu acho que é caro! Tinha uma bandeja com um filé de salmão cru, mas temperado, de uns 500g. Preço: 10 euros!!! Uma bandeja com 2 filés pequenos de carne: 6 euros. O óleo de girassol que eu comprei: 2,39 euros. E o pior: uma coca-cola de 1,5L: 2,25 euros...Quanto é um euro? 1 euro = R$ 2,50.

Beijos!!!

P.S.: Pra provar que eu tô viva, e a pedidos (do Silvio), tá aí uma foto minha. Ainda estou no nível básico de "como tirar sua própria foto", mas até março devo melhorar.

Eu no parquinho perto do apartamento. Tô olhando pra um laguinho. Outro laguinho.



4 comentários:

  1. Ui, o pepino ...

    he he he

    ResponderExcluir
  2. Nossa! foi muito bom você ter tocado nesse assunto, eu sou vegetariana. Já havia comentado com uma amigo Finlnadês que se fosse pra lá morreria de fome se não tivesse uma variedade de verduras e grãos, ele me garantiu que eles tinham tudo lá. Aí fui pesquisar em um site de um supermercado Finlandês, achei quase tudo. Mas pelas fotos não dá pra perceber que as verduras e as frutas são tão pequenas. Ahh já experimentou o salmiakki? Todo brasileiro que fala dessas "bolachinhas" (salgadas) pretas , fala mal! rs ...E dalê batata e peixe..rs Pelo menos o pepino escapa da miniatura!rs

    ResponderExcluir
  3. Eu experimentei o salmiakki hoje! Credo!!! Vou fazer um post sobre isso!!! Tirei até foto das benditas!

    ResponderExcluir
  4. Mariana aqui, então, não canso de te falar que você é corajosa!!! huahuahuahuahua

    ResponderExcluir