segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A famosa sauna

Acho que esse post vai sem fotos...Vocês vão entender porque.

Logo que eu cheguei na empresa já me avisaram que teria uma festa de Halloween para o pessoal do time (as áreas de pesquisa são divididas em teams) dia 29 de outubro. A programação: a festa seria num dos prédios da empresa, teria comes e bebes (na faixa), as pessoas iriam fantasiadas e teria sauna...É, muitas empresas tem sauna nas suas instalações...

Comecei a ler sobre a sauna...É uma das maiores tradições na Finlândia. São cerca de 2 milhões de saunas para uma população de 5 milhões! Parece que tem sauna até dentro do parlamento. Tem um livrinho que eu recebi no pacote que tinha as chaves do apê que dava instruções práticas sobre a vida na Finlândia. Aí tá lá no livrinho, página 24 "Finnish sauna - a recommended sauna procedures" - item 4: "In the sauna wear your birthday suit". Na sauna, use a roupa de nascimento...

Aí eu, ingenuamente...Hum, devem ter escrito errado...Será que não é "swimming suit"? Perguntei pra alguém: "Nas instruções que eu li tava escrito "birthday suit", o que é isso?" Me responderam no ato: NADA!

Hein??? Tipo...Nada é tipo...Pelada? Putz...Tá bom, já que tô aqui...Quem tá na chuva...

Aí não quis nem pensar nisso durante as duas semanas antes da festa. Até que chegou sexta-feira...Todas as meninas do grupo já tinham ido pro local da festa e só meu companheiro de sala se ofereceu pra me acompanhar até lá, já que eu não sabia onde era...No caminho ele me fala: "Acho que a sauna não é mista". Putz, mista??? Tava quase desistindo...

Chegando lá, tava quase todo mundo já na sauna a não ser por uma das meninas, que acho que esperou por mim. Aí ela foi me dando instruções. O local parece um vestiário de piscina...Tem lugar pra pendurar a roupa, você pega um paninho descartável (pra sentar em cima), toma uma ducha e entra na sauna...Tá, levei uma toalha só pra me garantir (a timidez)...

Mas foi muito tranquilo! Ninguém fica olhando pra você, reparando se tá com celulite, se os peitos estão caídos, se as estrias estão aparecendo (comentário: ainda bem que eu não tenho nenhum esses problemas)...Fica cada uma sentadinha lá, relaxando...Na boa...Parece muito com a sensação de estar em um ofuro...Muito relaxante.

Às vezes tem que jogar água nas pedras que ficam aquecendo o ambiente, para manter a umidade...Nessa hora vem um bafo quente que quase não dá pra respirar!!! Mas passa rápido. Você fica na sauna uns 10 minutos, sai, esfria um pouco, volta mais uns 10 minutos, toma uma ducha e tá pronto!

Gostei muito! Agora só falta experimentar sair da sauna e pular num lago congelado! Dizem que a sensação é revigorante, como se você nascesse de novo...(depois do uso do desfibrilador, pode ser...).

Por razões óbvias, esse post vai sem fotos...

Descobri porque as bandeiras estavam hasteadas no domingo passado. No próximo post eu explico...

Beijos!



 


4 comentários:

  1. Fotos, fotos , fotos he he he

    ResponderExcluir
  2. AIIIII CREEEEEEEEDDDDDDDDDDDDDOOOOO !!!

    ResponderExcluir
  3. Huahuahuahua...Que coragem, mesmo sabendo que entre eles isso é natural, eu não teria coragem!
    Ahh eu quero fotos da sauna masculina!!!(brincadeira).

    ResponderExcluir